Pular para o conteúdo principal

Apresentação do Projeto DÉCADA DA INCLUSÃO no MEMORIAL DA INCLUSÃO
Dia 08 de junho de 2019
Nascendo Forte

Pedro:
Não é só o sol que guarda no rosto o dom e o charme de brilhar.
É ser diferente. É fazer o sorriso soar pelo rosto.
É ser mais alegre. É fazer dos segredos os passos sombrios, pausados e desajeitados.
É ser especial, não basta ser homem, crescer a matéria.
Tem que envelhecer, brincando de roda até morrer.
É ser imortal, dar vida ao sonho.
O sonho e a Arte!

Bom dia!
Eu sou o Pedro Rosengarten, tenho 20 anos, sou autista, trabalho na Drogasil há 2 anos e meio, terminei o Ensino Médio no CEEJA Clara Mantelli, faço teatro-musical na Oficina dos Menestréis há 5 anos, dança na Galeria Olido, promovido pelo instituto Olga Kos, e quero fazer Faculdade de Ciências Sociais, para seguir para Antropologia, com especialização em Estudos Africanos, com ênfase em Genética Humana.
Dou palestras sobre Inclusão, Mercado de Trabalho e Acessibilidade com meu pai, ele é o Guto Maia!”

Guto:
“Bom dia, estamos muito honrados de apresentar um projeto inédito: a “DÉCADA DA INCLUSÃO” no Memorial da Inclusão, que é o nosso porto seguro, de onde partimos e sempre voltamos para validar novas caminhadas nesse terreno árido da inclusão. Esse é o nosso terceiro grande projeto a partir do Memorial: o primeiro foi “CIDADES QUE ME DIZEM RESPEITO”, que já visitou 10 cidades e um país; o segundo foi “I PRÊMIO MARCO DA PAZ – INCLUSÃO SEM LIMITES”, no dia Internacional da Pessoa com Deficiência, e já instituído no calendário da cidade em 3 de dezembro, parceria com a Associação Comercial de São Paulo, onde atuo como conselheiro consultivo e curador de Inclusão, no Gabinete Marco da Paz, do Sr. Gaetano Brancati Luigi, grande apoiador do nosso ativismo inclusivo.

Agradecemos imensamente a Elza Ambrósio, Renata e Equipe Técnica do Memorial pelo apoio competente e carinhoso; e à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na pessoa da sua líder, Dra. Célia Leão, por nos permitir estar na sua casa hoje; e a todos os conselheiros e convidados presentes.

JUSTIFICATIVA
Este projeto inédito é a constatação clara e nossa aposta de que estamos entrando na "DÉCADA DA INCLUSÃO" - Os novos Caminhos do Ensino Aprendizagem, onde tudo será oferecido por multimeios e de forma multidisciplinar. Professores, educadores, gestores em geral e empreendedores têm que se conscientizar de que ninguém ensina mais apenas, sem aprender simultaneamente. A internet criou essa via expressa de mão dupla. Quem não aceita vai ficando fora do mercado. Mais do que nunca viveremos a Era do Empreendedorismo Educacional, onde todos aprenderão e ensinarão simultaneamente. O professor será a partir de agora um mediador, um apontador, um curador. A prepotência do "Senhor do Saber", que alguns mestres ostentavam, não existe mais.

GESTAÇÃO E PLANEJAMENTO
O nosso PROJETO DÉCADA DA INCLUSÃO, foi gestado dia após dia, durante os 20 anos de aprendizado diário com o Pedro, meu filho autista, e meus alunos com deficiências. Buscamos a qualificação e certificação dos conteúdos no Memorial da Inclusão, nos preceitos da ONU, e, sobretudo ouvindo e seguindo quem sempre lutou pela causa inclusiva, os ativistas que nos antecederam, muitos desses precursores inclusive estão aqui nessa sala hoje, a quem somos imensamente gratos. Transformamos os nossos defeitos em qualidades graças a eles e entregamos agora da forma mais honesta e sincera possível.

PARCERIAS
Teremos, além da Associação Comercial de São Paulo e do Memorial da Inclusão, o apoio e parcerias de várias entidades nacionais e internacionais já construídas como a Phorte Educacional, Pós-Graduação Estácio, Faculdades FMU, Faculdade de São Caetano, Faculdade Dourado, UNIP, Projeto JEDA Santo André, Oficina dos Menestréis, Instituto Olga Kos, Demian Maia, Drogasil, Clinica de Especialidades Figueiredo & Lima, SAICA Municipal de Taboão da Serra, IBFC Taboão, Unibes, Escola La Rueda Chile, Universidad Politécnica Salesiana del Ecuador, e tantas outras instituições que se incorporarão no decorrer da caminhada. O projeto dará suporte a várias associações de pessoas com deficiências, das quais uma delas tenho especial orgulho de fazer parte da coordenação: o PROJETO AUTISTAS INDEPENDENTES, que representa 40 famílias de autistas adultos e cujas coordenadoras estão também presentes: a Silvia Jansen (geneticista) e Maria Auxiliadora Araújo Silva (psicóloga). Outro instituto ao qual somos ligados é o NEED (Núcleo de Especialização e Estudo das Deficiências), que atende 50 famílias na região de Heliópolis, e muitas outras instituições, corporações, empreendedores e empresários que se associarão ao Projeto nas próximas etapas.

PESQUISA CIENTÍFICA
A nossa proposta na área da pesquisa é criar uma década de incentivo à INICIAÇÃO CIENTÍFICA INCLUSIVA em todas as áreas do Conhecimento, incluindo óbvio pesquisadores com deficiências. O desafio é fomentar uma nova geração de jovens cientistas brasileiros que serão especialistas no Universo Inclusivo nos próximos 10 anos. Isso ajudará nos diagnósticos rápidos e literatura de apoio confiável. Simultaneamente, vamos prospectar, capacitar, qualificar e credenciar novos multiplicadores: palestrantes, ministrantes de cursos profissionalizantes para pessoas com deficiências e seus familiares. A empregabilidade estará permanentemente na pauta, repercutindo inclusive tudo o que se discutirá hoje, dia 8 de junho de 2019, nos painéis da mesa seguinte que será composta por palestrantes que vão falar sobre empreendedorismo, nesse evento organizado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

PALESTRAS, CURSOS PROFISSIONALIZANTES
Nossa meta é também criar cursos em nível superior adaptados às pessoas com deficiência, pós-graduações, etc, onde os professores serão inclusivos.
E aprofundar as discussões sobre saúde, direitos, emprego, políticas públicas, estudo e moradia digna para pessoas com deficiências jovens adultos e idosos, e seus familiares.

LANÇAMENTO NACIONAL DOCUMENTÁRIO
Hoje, com muita alegria, numa parceria com a Inima Produções, para marcar essa data importante, apresentamos o primeiro produto dessa caminhada: faremos o Lançamento Nacional de “SINGULARIDADES – UM OLHAR SOBRE O AUTISMO”, um documentário sobre quatro famílias de autistas, criado por dois jovens diretores mineiros Gabriela Bandeira e Humberto Luiz.
Teremos o prazer e a honra de tê-los conosco para uma conversa depois da sessão. Aliás, serão duas sessões, por causa da quantidade de inscrições que tivemos. O filme tem lançamento numa coprodução da GM Educacional e Inima Produções, liderada pelo ator e diretor, Deivid Miranda.

Teremos sessões: 14:00 e 15:30.

E, aguardem a divulgação dos próximos eventos dentro da DÉCADA DA INCLUSÃO.

E fica desde já marcado - anotem nas agendas, por gentileza, o nosso próximo encontro de todos nós nesse auditório, para o dia 8 de junho de 2029, onde cada um de nós trará as suas produções científicas criadas em 10 anos em prol da Inclusão, e que serão apresentadas em painéis de prestação de contas.

SOBRE O MEMORIAL DA INCLUSÃO – OS CAMINHOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
http://bit.ly/2K2UgoJ

Grande abraço a todos e muito obrigado.
Guto Maia (Curadoria do PROJETO DÉCADA DA INCLUSÃO)

TAGS
#nascendoforte #décadadainclusão #mãesinclusivas #educaçãoinclusiva#dilemas #universodainclusão #minicursos #palestras #simpósios#empregabilidade #empreendedorismo #projetoinédito #escolacondomínio#iniciaçãocientífica #acessibilidade #deficiências #memorialdainclusão#acsp #phorteeducacional #gmeducacional #autistasindependentes#confiança #amor #euteamo #autoestima #need#prêmiomarcodapazinclusãosemlimites #cidadesquemedizemrespeito#futuroinclusivo #novasterminologias #dignidade


GIF: Nascendo Forte
#pracegover: Filhote de elefante correndo na beira da praia


FOTO
#pracegover: Foto do prédio arredondado de vidros negros do Memorial da Inclusão – SP
Obra do arquiteto Oscar Niemeyer, http://bit.ly/2Io4BIA, 1991; No alto da imagem, à esquerda lê-se: “DÉCADA DA INCLUSÃO”, abaixo, do lado esquerdo, logomarca com circulo sobre forma quadrada, dividida ao meio pelas cores azul e branco. No círculo, as letras de “GM Educacional”, com subtítulo “Soluções Universo Inclusivo”; Na parte direita da imagem uma faixa branca vertical, onde lê-se no alto “08 JUN 19” e na parte baixa 08 JUN 29. No centro, a logomarca com uma borboleta com dois traços em semicírculos à esquerda, nas cores em tom pastel: lilás, azul e laranja, onde lê-se: “MEMORIAL DA INCLUSÃO – Os caminhos da pessoa com deficiência”.

Postagens mais visitadas deste blog

Nunca pare de estudar!

As dez primeiras aulas de um projeto social aprovado pelo Ministério Público

LABORATÓRIO DO SONHO Experiências de Vida e Ética Humanitária ABRIGO MUNICIPAL DE TABOÃO DA SERRA O LABORATÓRIO DO SONHO, do Abrigo Municipal de Taboão da Serra, viveu ontem um dia de grande aprendizado e emoção, recebendo o atleta Demian Maia, jornalista, pentacampeão de jiu-jitsu e lutador UFC; João Maia, único fotógrafo cego a cobrir as Olimpíadas e Paralimpíadas Rio16 (estará no Japão em 2020); e a presença mais que especial do querido Gaetano Brancati Luigi, 81 anos, assessor especial da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) criador do Marco da Paz, que está instalado em 35 localidades de 27 países, e indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2018. Vieram falar do que mais entendem: lutas, guerras, paz, ética, competição e SONHOS. Um orgulho recebe-los! Balanço 10 aulas Apresentamos com muita gratidão, um relatório público da primeira etapa de 10 aulas (e mais uma especial do Luigi) do projeto social que vimos implantando no ABRIGO MUNICIPAL DE TABOÃO DA SERRA,